Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfrites

Histórico

O Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, criado pela Resolução CUNI nº 083/2018 e vinculado à Escola de Engenharia por meio da Resolução CUNI nº 027/2020, passou a ser denominado Departamento de Recursos Hídricos (DRH) a partir da publicação da Resolução CUNI nº 068, de 19 de agosto de 2020.

 

Porém, o DRH tem origem no Núcleo Didático Científico de Engenharia de Água e Solo, que foi criado em 1979 com o curso de graduação em Engenharia Agrícola (o segundo do Brasil). Em 1982, o Departamento de Engenharia Rural passou a se chamar Departamento de Engenharia (DEG). Em 1992 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, iniciando com o Mestrado em Irrigação e Drenagem, e o Doutorado em 2002, ainda contando com apenas uma área de concentração, a de Irrigação e Drenagem. Neste ponto, faz-se interessante salientar que o Núcleo Didático Científico de Engenharia de Água e Solo foi o responsável por este PPG até meados de 2006, quando outras áreas de concentração foram criadas. No ano de 2009 foi aprovado o projeto de desmembramento do PPG Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas a partir do PPG em Engenharia Agrícola, hoje, denominado “Recursos Hídricos”.

 

Atualmente, estão vinculados ao DRH o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos; além de dois núcleos de estudo, o Núcleo de Estudos em Irrigação (NEI) e o Núcleo de Estudos em Hidráulica e Hidrologia (NEHIDRO) e o Grupos de Pesquisa em Engenharia de Água e Solo. O Departamento de Recursos Hídricos está subdividido nos seguintes Núcleos Didático-Científicos:

 

  • Núcleo de Hidráulica – cinco docentes
  • Núcleo de Hidrologia – quatro docentes
  • Núcleo de Irrigação e Drenagem – três docentes