Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfrites

Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está inserido na área de avaliação Ciências Agrárias I da CAPES, na área básica Engenharia de Água e Solo. É estruturado com área de concentração única em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas e três linhas de pesquisa: Hidrologia, Irrigação e Drenagem e Saneamento Ambiental.

Embora o PPGRH tenha sido criado em 2010, suas atividades de pesquisa e de pós-graduação remontam à década de 80 quando os docentes do Grupo de Pesquisa Engenharia de Água e Solo (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4781) submeteram à Capes o projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola com área de concentração única em Irrigação e Drenagem, que após aprovação teve início de suas atividades em 1990. Desde as primeiras avaliações da CAPES, o programa sempre obteve notas de excelência para a época (A em sua primeira avaliação e nota 5 para o mestrado em Irrigação e Drenagem nas avaliações subsequentes). Como resultado natural do crescimento e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, em 2002 iniciou-se o doutorado na área de concentração em Irrigação e Drenagem, proporcionando o desenvolvimento e conclusão de diversas teses, atendendo a demanda de qualificação profissional de instituições nacionais e internacionais. A consolidação do programa e a nota de excelência atingidos implicaram na sua expansão com a criação de áreas de concentração em Construções Rurais, Engenharia de Água e Solo, Máquinas e Mecanização Agrícola e Processamento de Produtos Agrícolas. Em virtude deste crescimento houve dificuldade de gerenciamento bem como desarticulação entre as diversas áreas de concentração, resultando na atuação de cada grupo de forma isolada. A interação restringia-se ao cumprimento dos regulamentos e à competição pelas bolsas existentes no processo de seleção de estudantes, com resultados negativos de desagregação.

Desde o início da década de 1980, o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Água e Solo elaborou e conduziu diversos projetos de pesquisa, com significativas alocações de recursos por parte das agências de fomento. Isso possibilitou a estruturação do Núcleo de Engenharia de Água e Solo do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA), atual Departamento de Recursos Hídricos (DRH/UFLA). Compõem o DRH os setores de Hidráulica, Hidrologia e Irrigação e Drenagem, em prédio que estão alocados os docentes do programa e os laboratórios didáticos/pedagógicos e de pesquisa, que são amplamente instrumentados como resultado de quase 40 anos de sólida atuação em pesquisa e pós-graduação.

Diante deste cenário, e aliado à necessidade de dar continuidade a uma dinâmica de trabalho imposta pelo Grupo de Pesquisa Engenharia de Água e Solo, esforços foram envidados para que houvesse, então, o desmembramento do Programa de Engenharia Agrícola e a criação do atual programa, que inicialmente recebeu nome de Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, com área de concentração única em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas e três linhas de pesquisa: Engenharia e Manejo de Sistemas de Irrigação, Hidrologia e Saneamento Ambiental. Com o objetivo de aprimorar a inserção profissional dos egressos, o nome do programa foi alterado para Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos pela Resolução CUNI N°22 de 2019, tendo sido mantida área de concentração única em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas e com alterações em duas linhas de pesquisa: a) a linha de pesquisa Engenharia e Manejo de Sistemas de Irrigação teve sua nomenclatura alterada para Irrigação e Drenagem, com o objetivo de retratar fielmente o campo do conhecimento abordado, e b) em consonância com o planejamento institucional da PRPG/UFLA, a linha de pesquisa Saneamento Ambiental teve a oferta do curso de mestrado encerrada em 2019 e de doutorado em 2020, com previsão de encerramento desta linha de pesquisa ao final do quadriênio 2017-2020, o que é justificado pelo  início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFLA (PPGEAMB) em 2019.

O PPGRH possui articulação e aderência dos projetos em andamento com as linhas de pesquisa do Programa, bem como com a estrutura curricular, principalmente os componentes obrigatórios que fortalecem a formação discente e o desenvolvimento do projeto de pesquisa proposto pelo discente, em consonância com a infraestrutura disponível no Programa. Os projetos de dissertação e tese são alinhados com os objetivos e com a missão do Programa, em consonância com as três linhas de pesquisa inseridas no PPGRH:

a) Irrigação e Drenagem: esta linha de pesquisa vem sendo trabalhada desde a década de 80 e foi o principal sustentáculo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, tendo sido a primeira área de concentração do Programa nos dois níveis de oferta do curso (mestrado e doutorado). É tida ênfase em questões ambientais, tais como sustentabilidade das áreas agrícolas e os desafios para a agricultura moderna. Neste sentido, vários temas do conhecimento em Irrigação e Drenagem são destacados, tais como: projetos e manejo de irrigação e drenagem, previsão e monitoramento do consumo hídrico pelas culturas, captação e transporte de água superficial e subterrânea, hidráulica de sistemas de irrigação, desenvolvimento e avaliação de sistemas e equipamentos, estudos sobre a retenção e movimento de água e contaminantes no solo, recuperação de solos salinos ou contaminados com elementos tóxicos e qualidade da água para irrigação.

b) Hidrologia: a linha de pesquisa em Hidrologia tem fundamentado sua atuação em estudos sobre os processos hidrológicos em bacias hidrográficas, abordando o monitoramento, análises qualitativas e quantitativas, modelagem hidrológica, gestão de recursos hídricos, avaliação de cenários climáticos e de uso do solo, hidrologia do solo, análise numérica e sensoriamento remoto aplicado aos recursos hídricos. Destaca-se nesta linha de pesquisa o desenvolvimento do modelo hidrológico Lavras Simulation of Hydrology (LASH), que é um produto científico altamente relevante oriundo de teses e dissertações do Programa, assim como o software ArcLASH, que permite uma interface direta entre o modelo hidrológico LASH e o SIG ArcGIS para construção de unidades hidrológicas. Outra importante frente de pesquisas desta linha refere-se à hidrologia de bacias hidrográficas localizadas em elevadas altitudes ("Tropical Montane Cloud Forest") e a hidrologia florestal, com o projeto Laboratório de Hidrologia Florestal constituído por uma densa malha de amostragens e uma torre de observação meteorológica com 22 m em mata nativa (Mata Atlântica). Merece destaque ainda atuações na linha de Hidropedologia em parceria com o programa Ciência do Solo da UFLA e Universidade Estadual da Pensilvânia. Em 2019, foi publicado um livro em língua inglesa que trata deste tópico, cujo interesse tem sido crescente.

c) Saneamento Ambiental: objetiva a qualificação em estudos nas áreas de avaliação e desenvolvimento de processos físico-químicos e biológicos para o tratamento das águas residuárias e de abastecimento, disposição de águas residuárias no solo, remediação ambiental, desenvolvimento e análises de indicadores de contaminação ambiental em ambientes aquáticos e no solo, monitoramento, recuperação e conservação de ambientes aquáticos em bacias hidrográficas.

 

Para mais informações, o website do PPGRH pode ser acessado clicando aqui.