Ir direto para menu de acessibilidade.

Laboratório de Hidrologia Florestal

Gentileza solicitar descrição da imagem

O início das atividades deste laboratório se deu em 2013, sendo atualizado ao longo do tempo com recursos de taxa de bancada da bolsa de produtividade dos professores por ele responsáveis, ou por meio de recursos oriundos do Programa Pesquisador Mineiro (PPM).

Tais recursos são aplicados para manutenção do laboratório e aquisição de material de custeio. Consiste em uma parceria com o Laboratório de Estudos Florestais (LEMAF), da Universidade Federal de Lavras, e aborda o monitoramento e partição da chuva em área experimental de aproximadamente 6 ha de Mata Atlântica dentro do campus da UFLA. O laboratório é coberto com 32 pontos de monitoramento da precipitação interna, escoamento pelo tronco, e umidade do solo a 1,0 m de profundidade, estação meteorológica abaixo do dossel e Torre de Observação Meteorológica, com 22 m de altura, na qual encontra-se outra estação meteorológica completa, um pluviômetro e piranômetro para radiação líquida. Além dos 32 pontos de observação, existem mais quatro calhas com quatro m de comprimento para análise da precipitação interna.

Ainda neste contexto, outra área florestal sob monitoramento, consiste em um plantio de eucalipto em área de 1,5 ha, com características de observação de campo semelhantes à mata atlântica, exceto por não haver uma torre de observação.

 

IMG 0295

IMG 20200601 WA0015

RESPONSÁVEL: Prof. Carlos Rogério de Mello - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.