Ir direto para menu de acessibilidade.

Sobre o software CanalSoft

O software “CanalSoft” é resultado do trabalho de dissertação do Engenheiro  Agrícola Alisson Hofstatter Ziemerleandro, sob orientação do Prof. Jacinto de Assunção Carvalho, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração em Irrigação e Drenagem, na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2003. O programa foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Microsoft Visual Basic versão 6.0. O programa tem como objetivo auxiliar no dimensionamento hidráulico de canais e de diversas estruturas. Permite a obtenção do valor da vazão de projeto utilizando  equações para estimativa do tempo de concentração e da intensidade de precipitação (possui um banco de dados com diversas equações IDF para diferentes localidades,  e permite a inserção de novas equações pelo usuário). Com o “CanalSoft” é possível um rápido dimensionamento de diversas seções de canais com escoamento uniforme, seções econômicas, com diferentes rugosidades e seções compostas, dimensionamento da transição em canais (elevação, depressão do fundo, contração ou expansão da seção),  simulação e cálculo de curvas de remanso, dimensionamento de bacias de dissipação USBR, e de bueiros. Possui um arquivo de ajuda sobre o uso do próprio programa e para consulta técnica sobre cada um dos tópicos abordados.